skip to Main Content
Seu Filho Precisa Usar Óculos?

Seu Filho Precisa Usar Óculos?

  • Blog

Descubra se o seu filho precisa de óculos observando estes 10 sinais:

Quem é pai e mãe sabe como é a sensação que querer que os filhos estejam sempre saudáveis, seguros e felizes. Os pais se preocupam em colocar os filhos em atividades físicas, aulas de música, levam ao pediatra e tudo o que for necessário para ver o sorriso no rosto dos filhos.

Mas algo que muitos pais deixam passar é a saúde ocular da criança, ainda mais porque elas mesmas não sabem expressar a necessidade de óculos. Por isso, separamos 10 sinais que te ajudarão a identificar se seu filho precisa usar óculos:

1. Reclamar de dor de cabeça

Reclama de dores de cabeça constantemente, principalmente após uma atividade de muito esforço visual, como as aulas,  pode ser um sinal de que a criança precisa de óculos, principalmente se a queixa for de dor na testa.

2. Sentar muito próxima à televisão

Aproximar-se muito de objetos para enxergar melhor é um sinal claro de miopia, aquela dificuldade em enxergar de longe. Preste atenção se o seu filho aproxima objetos como livros e celulares dos olhos com frequência.

3. Coçar os olhos insistentemente

Coçar os olhos pode ser um sinal de fadiga nos olhos e pode ter relação com esforço excessivo para enxergar melhor.

4. Andar de cabeça baixa

Em alguns casos de estrabismos as crianças acabam tendo dupla visão ao focar um objeto ou olhar para baixo. Neste caso, olhar para o chão evitar quedas.

5. Lacrimejar excessivamente

É comum que os olhos das crianças fiquem meio abertos na hora de dormir, o que acarreta no ressecamento natural. Por isso, durante o dia, os olhos lacrimejam e faz com que a visão fique turva.

6. Apertar os olhos para ler

Apertar os olhos “muda” a distância focal dos olhos e deixa a visão mais nítida. Mas atenção, também pode ser um sinal de conjuntivite.

7. Mostrar dificuldade com a leitura

O astigmatismo pode dificultar na hora da leitura pois as letrinhas do livro que está próximo a criança fiquem desfocadas.

8. Acompanhar a leitura com um dedo

A ambliopia, síndrome que consiste na diminuição da acuidade visual de um ou de ambos os olhos, pode fazer com que a criança acompanhe a leitura com o dedo.

9. Tapar um olho com a mão

Com esse gesto o seu filho pode estar tentando “abusar” do olho que enxerga melhor para ter mais conforto na hora de praticar suas atividades, como ler e assistir TV.

10. Demonstrar sensibilidade à luz

A luz em excesso pode causar incômodo para quem tem exotropia, por isso o gesto de apertar os olhos pode “aliviar” o incômodo e identificar um possível problema de visão.

Esses 10 sinais apresentados podem parecer simples mas dificultam o aprendizado do seu filho, além de prejudicarem sua qualidade de vida. Na Requinth nos te ajudamos a encontrar o óculos que melhor se adapta à necessidade do seu filho. Entre em contato pelo e-mail contato@oticasrequinth.com.br para saber mais sobre os nossos serviços.

Texto baseado na publicação “10 sinais de que seu filho precisa usar óculos”, da revista Pais & Filhos, em agosto de 2012.

Back To Top