skip to Main Content
Como Fazer A Criança Gostar De Usar óculos?

Como fazer a criança gostar de usar óculos?

  • Blog

De acordo com levantamentos do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam problemas de visão. Se seu filho está incluído nesta porcentagem, você provavelmente já passou pela situação de ver ele resistindo ao uso dos óculos.

Quem é pai, sabe que as crianças apresentam certa resistência quando o assunto é usar óculos.  “O motivo da resistência que muitas crianças têm ao uso dos óculos está mais ligada ao desejo de corresponder à expectativa dos pais e familiares do que à necessidade de ser igual aos outros, especialmente na fase escolar”, diz Roberta Bento, especialista em aprendizagem baseada no funcionamento do cérebro pela Universidade da Califórnia e Duke University, nos Estados Unidos. Isso que dizer que, os pais possuem muita influência sobre a forma como a criança vê os óculos e, quando o oftalmologista receita o uso dos óculos para a criança, normalmente a reação do pai é de preocupação e de dizer: “Ele não vai querer usar”. A criança vê esta situação, de forma inconsciente, como negativa.

A confiança em usar óculos começa em casa.

Como os pais têm influência sobre o comportamento dos seus filhos, eles tem o papel de passar tranquilidade e segurança os mesmos, ajudando-os a enxergar a situação de forma positiva e tranquila. Explicar, com entusiasmo, a importância dos óculos é um passo essencial. A criança deve ter consciência de que os óculos são a solução para o seu problema de visão.

Além dos pais, os professores também têm um papel importante na auto-aceitação dos óculos nas crianças. Isso porque elas passam a maior parte do dia na escola. Hoje, nas pessoas mais velhas, vemos uma maior aceitação do uso do óculos até como acessório de moda, porém, na idade infantil, o acessório ainda é motivo para apelidos maldosos, como quatro olhos. Conversar com a professora para que ela ajude a criança na fase de adaptação e solicitar uma maior atenção ao comportamento dos colegas, é essencial. Os professores também devem ter a mesma reação dos pais, positiva.

Além do medo pelo que as pessoas vão pensar, as crianças ainda possuem resistência, pois os óculos podem incomodar, ainda mais em uma fase em que elas brincam e se movimentam muito. Correr e brincar faz parte de uma infância saudável, logo a escolha da armação ideal deve ser levada em consideração.

 

O ideal para crianças é que a armação seja feita de material resistente e/ou maleável, como o acetado, pois as crianças não têm o mesmo cuidado que os adultos para preservá-la. É importante também, que se observe a adaptação dos óculos no rosto da criança, elas ainda não possuem muito apoio, pois sua base nasal não é completamente desenvolvida. Por isso, recomenda-se que use o gancho de orelha (https://bit.ly/2NnJADl) que mantém os óculos firmes por trás da cabeça, para que a armação esteja sempre bem ajustada no rosto.

Talvez não seja uma tarefa fácil fazer com que seu filho queira usar óculos, mas não desista de incentivá-lo, pois deixar de usar os óculos pode acarretar em problemas oculares para toda a sua vida, além de diminuir seu rendimento na escola e em brincadeiras. Mostrar fotos de outras crianças usando o acessório é uma alternativa que deu certo com muitas mamães e papais. O importante é que ele se acostume com a novidade, e para isso ele precisa se sentir bem com os óculos!

Agora que você sabe como convencer seu filho a usar óculos, que tal trazê-lo em uma das nossas lojas para escolher o seu óculos preferido? Deixar a criança livre para escolher a armação que ela mais gostar pode ajudar ainda mais na sua adaptação.

Clique aqui para encontrar a loja mais próxima de você ou acesse nossa loja virtual (requinth.com) a partir do dia 01/10, para conferir vários modelos de óculos infantis lindos!

 

Back To Top